Amélia Utilidades Domésticas

Como lavar roupa? 06 Truques de organização!

Saiba como lavar roupa corretamenta com esses 6 truques de organização.

Saber como lavar roupa não se limita unicamente a usar bem as funcionalidades de sua máquina de lavar e contar com bons produtos. Afinal, é preciso também considerar a organização e o planejamento de todo esse processo, justamente para evitar desperdícios, consumos maiores de recursos e, claro, para garantir a melhor eficiência de sua lavagem.

E para aplicar tudo isso, na prática, a gente preparou este artigo completo com algumas dicas imbatíveis sobre como se organizar para lavar roupa em casa gastando menos e aproveitando melhor seus insumos.

Quer saber mais? Então, continue até o final e tome nota das recomendações. Boa leitura!

Afinal, como lavar roupa de forma mais eficiente?

Se hoje em dia você não tem nenhum tipo de planejamento para lavar suas roupas em casa, saiba que uma simples organização pode fazer muita diferença, tanto nos resultados, como no seu bolso.

Aliás, é completamente possível evitar problemas comuns no dia a dia das lavagens, como encolhimento de peças, surgimento de manchas e, até mesmo, perda da qualidade de tecidos, com simples práticas de organização e separação das roupas.

Fora isso, o consumo de sabão em pó, amaciante e de outros produtos também pode reduzir significativamente com esse tipo de estratégia.

Portanto, confira essas 6 recomendações sobre como lavar roupa corretamente. Anota aí!

1. Separe as peças por “categoria”

Muita gente tem o costume de acumular a roupa suja e, quando o cesto enche, essa é a hora de colocar tudo na máquina. Não que isso seja necessariamente um erro, mas podemos garantir que tal procedimento pode gerar alguns riscos a determinadas peças e até mesmo não gerar o melhor resultado na lavagem final.

Por isso, o mais recomendado é que você separe as roupas por “categorias” e busque fazer as lavagens de forma separada. Por exemplo, tudo o que for jeans ou tecido semelhante em uma sessão, já camisas de tecidos mais leves em outra, roupa de cama em outra e assim por diante.

2. Use as funcionalidades corretas da máquina de lavar roupas

Outro ponto bem importante sobre como lavar roupa corretamente se refere ao uso adequado de cada funcionalidade de sua máquina.

Aliás, aproveitando o gancho do tópico anterior, usar de forma coerente essas funções para cada “categoria” de roupa separada vai gerar resultados mais satisfatórios às suas lavagens, bem como contribuir na redução de consumo de água e de insumo.

Sendo assim, confira todas as opções disponíveis no aparelho, consulte o manual ou diretamente o fabricante, e usufrua desses diferenciais para cada tipo de roupa.

3. Tente criar um cronograma de lavagem de roupas

Se organizar para lavar roupa também é uma estratégia fundamental para o seu bolso e para ter sempre peças limpas à disposição em seu guarda-roupa. Sugerimos criar um cronograma para esse processo.

E claro, isso vai variar de acordo com suas demandas e as quantidades de peças a serem lavadas periodicamente. Então, por exemplo, se você mora sozinho(a), talvez seja possível uma lavagem semanal ou mesmo quinzenal.

Já para famílias maiores, duas vezes por semana pode ser o necessário. Enfim, independentemente da sua decisão, o mais importante é definir esse calendário e buscar cumpri-lo nos dias certos.

4. Deixe as peças mais encardidas de molho

Mesmo que a sua máquina de lavar roupas seja de última geração e com diversas funcionalidades à disposição, colocar algumas peças mais encardidas de molho antes da lavagem pode ajudar bastante no resultado e no consumo de insumos e água também.

Sendo assim, tenha sempre disponível em sua lavanderia alguns baldes, bacias e produtos específicos para um “molho” mais prolongado. Assim, você pode remover melhor as sujeiras encardidas, manchas mais difíceis e, claro, evitar ligar a máquina apenas para essas peças.

5. Acerte nas medidas dos produtos

Aquele cheirinho de limpeza e a sensação de maciez no tecido, sem dúvidas, são os maiores prazeres que podemos ter depois de lavar a roupa, concorda?

Mas engana-se quem acha que tais resultados têm a ver com colocar mais sabão em pó e amaciante na máquina. Pelo contrário! Na verdade, não é o excesso de solução despejada que vai proporcionar isso, mas sim a mistura perfeita e no nível adequado de cada produto.

Aliás, exagerar nesses insumos pode até mesmo gerar riscos aos tecidos e também acarretar possíveis problemas ao equipamento, especialmente se produzir muita espuma e ocorrer vazamentos.

Logo, confira sempre as recomendações dos fabricantes e fornecedores de produtos de lavagem de roupas e aplique as dosagens corretas em cada processo.

6. Tenha mais cuidado com tecidos especiais e claros

Certos tecidos, como viscose, linho e alguns tipos de algodão, merecem mais atenção, justamente por “sentirem” mais os efeitos das lavagens, em especial as primeiras.

Em outras palavras, muitas dessas peças podem encolher de tamanho, desfiar, desbotar cores, entre outros possíveis problemas, caso recebam processos inadequados na hora de lavá-las.

O mesmo vale para peças mais claras e brancas que correm o risco de manchar em contato com outros tecidos.

Assim, o melhor a se fazer é sempre conferir as indicações de lavagem nas etiquetas e evitar sempre misturar com outras categorias de roupa.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como lavar roupa corretamente, levando em consideração as características de cada peça e focando em resultados melhores, tanto nos processos de lavagens, como na economia de recursos ao final do mês. Quer mais dicas úteis como essas para a sua casa? Não deixe de conferir outras publicações fresquinhas em nosso blog. Até a próxima!